Logo
FeedBrasil
🇧🇷🇻🇪| Lula retira apoio à Maduro devido a falta de transparência no processo eleitoral venezuelano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que Nicolás Maduro terá de "arcar com as consequências" de não ter seguido o devido processo eleitoral na Venezuela, onde se declarou reeleito em um resultado contestado pela oposição e pela comunidade internacional.

Antigos aliados, Lula e Maduro entraram em conflito após as eleições venezuelanas. O venezuelano se proclamou vencedor sem apresentar devidamente as atas do pleito, algo exigido pelo Brasil para reconhecer o resultado.

Lula reiterou que não reconhece a vitória "nem de Maduro, nem da oposição", cobrando provas do processo.
O presidente brasileiro argumentou que Maduro não se submeteu ao colégio eleitoral, passando direto para a Suprema Corte.

Em resposta, Maduro questionou por que o Brasil não interveio quando Jair Bolsonaro não reconheceu inicialmente sua derrota para Lula em 2022.

Diferentemente da Venezuela, a eleição brasileira foi validada por observadores internacionais. Na Venezuela, o Carter Center considerou o pleito fora dos padrões democráticos, e a ONU alertou para a falta de independência do Tribunal Supremo de Justiça e do Conselho Nacional Eleitoral, que ratificaram a vitória de Maduro.

"Eu quero cuidar do Brasil. O Maduro cuide de lá. Ele [Maduro] arque com as consequências do gesto dele. E eu arco com as consequências do meu gesto. Agora, eu tenho consciência política de que eu tentei ajudar muito, mas muito e muito.", afirmou o presidente Lula.
21 dias atrás

Sem respostas ainda!

Parece que esta publicação ainda não possui comentários. Para responder a esta publicação de FeedBrasil , clique em na parte inferior abaixo dela