Groenlândia reage à fala de Trump sobre anexação: “A ilha é nossa”
O governo da Groenlândia e da Dinamarca reagiu às declarações do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, que voltou a manifestar interesse em anexar o território ártico, desta vez citando a importância das terras raras da ilha.
A primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, reforçou a soberania groenlandesa e rejeitou a ideia.
“O presidente do Naalakkersuisut [governo da Groenlândia] foi claro: Groenlândia pertence aos groenlandeses. Essa é uma posição que apoiamos firmemente. Cabe ao povo da Groenlândia decidir seu futuro”, disse Frederiksen.
Trump fala em anexação, mas Groenlândia responde: “A ilha é nossa”
Durante um discurso no Congresso dos EUA, Trump disse que pretende anexar a ilha “de um jeito ou de outro”. O primeiro-ministro groenlandês, Múte Bourup Egede, rebateu a declaração:
“A ilha é nossa.”
A fala do ex-presidente também repercutiu na Alemanha. O porta-voz de Assuntos Exteriores, Sebastian Fisher, defendeu a soberania da Groenlândia e criticou qualquer tentativa de mudança forçada de fronteiras.
“As fronteiras nunca devem ser alteradas à força. A Groenlândia faz parte do Reino da Dinamarca como território autônomo, e deve continuar assim.”
Independência em pauta
A declaração de Trump acontece em um momento de grande mobilização política na Groenlândia. Na próxima terça-feira (11), os groenlandeses irão às urnas para decidir sobre sua independência da Dinamarca, um tema central na campanha eleitoral do país.
Atualmente, a Groenlândia é um território autônomo sob soberania dinamarquesa, mas mantém forte ligação com os EUA por meio de acordos militares e comerciais.
#mundo

Higor Souza
Ta bort kommentar
Är du säker på att du vill ta bort den här kommentaren?
Saiu Fofoca
Ta bort kommentar
Är du säker på att du vill ta bort den här kommentaren?