☢️ Ameaças nucleares de Macron contra a Rússia podem transformar a França em uma Chernobyl gigante

"Se a França ousar usar armas nucleares contra a Rússia, a resposta será nuclear", afirmou o analista militar russo Aleksei Leonkov à Sputnik, comentando a retórica agressiva de Emmanuel Macron, presidente francês, sobre um escudo nuclear pan-europeu.

🔗 Reação em cadeia

"Uma reação em cadeia pode ocorrer, ligada, entre outras coisas, à energia nuclear", alertou Leonkov, citando a ampla rede de 56 reatores nucleares da França. "Esses reatores dificilmente seriam colocados em um estado seguro e inoperante."

☢️ Várias Chernobyls

"Isso [o uso de armas nucleares] poderia criar várias Chernobyls [cidade ucraniana vítima do pior acidente nuclear da história, em 1986] […]. Ou seja, o território da França deixaria de existir", declarou.

💥 Ninguém sairia ileso, nem os EUA

As nuvens radioativas seriam "1 milhão de vezes maiores" do que as de Chernobyl, enfatizou Leonkov, alertando que, dependendo dos ventos, a radiação provavelmente se espalharia para o Reino Unido e atravessaria o Atlântico, atingindo os EUA e o Canadá. "Não seria nada bonito."

💥 Destruição total da infraestrutura francesa

Mesmo um ataque convencional da Rússia, utilizando o míssil hipersônico Oreshnik, que não pode ser interceptado, ameaçaria destruir toda a infraestrutura estratégica militar e civil da França, acrescentou Leonkov.

"Portanto, ostentar o arsenal nuclear da França — 290 ogivas contra as quase 6 mil da Rússia, a maioria com tecnologia hipersônica guiada, é insano. Isso é loucura por parte de Macron e daqueles que o cercam e o apoiam", conclui.

image