🇪🇺 🇺🇸 🇷🇺 — O Ocidente exige passos claros de Putin em relação ao cessar-fogo na Ucrânia

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que a Rússia pode concordar com um acordo para encerrar a guerra na Ucrânia. Comentando sobre o possível cessar-fogo, ele destacou que "estão vindo sinais bastante positivos da Rússia". No entanto, outros líderes ocidentais duvidam das intenções pacíficas de Moscovo.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, sugeriu que o Kremlin poderia estar deliberadamente atrasando as negociações.

"Não podemos permitir que Putin jogue com o acordo proposto pelo presidente Trump", destacou ele.

Hoje, Starmer convocou uma videoconferência de emergência com líderes ocidentais, incluindo o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, para discutir a situação.

A ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, também expressou descontentamento com a posição de Moscovo.

"Em vez de um compromisso claro com a paz, vemos mísseis, condições e atrasos", afirmou ela.

O presidente francês, Emmanuel Macron, apelou para que a Rússia apoie o cessar-fogo de 30 dias proposto pelos EUA e aprovado por Kiev.

Por sua vez, Vladimir Putin declarou apoiar o cessar-fogo em princípio, mas impôs condições. Segundo ele, "é necessário primeiro resolver questões graves" e garantir que o cessar-fogo leve a uma "paz duradoura".

image