発見する 投稿Discover ページで魅力的なコンテンツと多様な視点を探索してください。新鮮なアイデアを発見し、有意義な会話をしましょう
🇧🇷🌏 Saúde e mudanças climáticas serão prioridades do Brasil à frente do BRICS, diz sherpa Maurício Lyrio
Durante coletiva realizada nesta sexta-feira (14), Maurício Lyrio, Sherpa do Brasil no BRICS, delineou as prioridades e desafios que o Brasil enfrentará ao assumir a presidência do bloco em 2025.
Durante o momento, o embaixador ressaltou os avanços concretos e as novas frentes de ação que o país buscará fortalecer durante o período de liderança.
"Apesar de ser jovem, o BRICS já demonstrou resultados muito significativos em termos de articulação econômica e institucional entre os países", afirmou.
A presidência brasileira no grupo buscará, segundo o sherpa, maximizar essa cooperação, principalmente nas questões de saúde e desenvolvimento sustentável. Lyrio destacou que o BRICS se concentrará em iniciativas para erradicar doenças negligenciadas e socialmente determinadas, áreas nas quais as doenças tropicais ainda causam grandes impactos em nações em desenvolvimento.
🌒🇧🇷👀 Beleza em troca de sono: brasileiros compartilham imagens da 'Lua de Sangue'
Os internautas que sacrificaram seu sono nesta sexta-feira (14) para ver pessoalmente e capturar como lembrança, até onde permitiram os aparelhos eletrônicos, decidiram mostrar a outras pessoas as suas criações fotográficas.
No entanto, nem todos os interessados conseguiram ver a imagem fascinante, em algumas regiões o céu estava coberto por nuvens.
💣🇺🇦 EUA querem retomar o fornecimento de bombas GLSDB à Ucrânia, diz mídia
Segundo a Reuters, a entrega pode ser efetuada em breve, pois na Europa já se possuem reservas desse tipo de arma. A Ucrânia usou essas bombas há alguns meses.
As bombas reativas GLSDB, que podem alcançar o alvo a uma distância de até 150 km, serão entregues em meio aos relatos de que a Ucrânia esgotou seus estoques de ATACMS, que têm alcance de até 300 km, e outros mísseis parecidos.
A sigla em inglês GLSDB significa Bomba de Pequeno Diâmetro Lançada da Terra e representa um sistema para bombas GBU-39, originalmente desenvolvidas para uso aéreo, lançadas da terra.
💵📉 Déficit orçamentário dos EUA sobe para US$ 1,1 trilhão, apesar dos esforços do DOGE
Durante o primeiro mês da presidência de Donald Trump, o indicador aumentou 4%, sinalizando que o problema continua a se agravar. O Departamento de Eficiência Governamental (DOGE, na sigla em inglês) de Elon Musk ainda não conseguiu reduzir o déficit federal em geral, embora os gastos do governo dos EUA tenham sofrido um leve declínio mensal.
O déficit do mês totalizou pouco mais de US$ 307 bilhões, mais do que o de janeiro e subiu 3,7%% em comparação a fevereiro de 2024, informou ontem (13) a CNBC.
🤔🇧🇷⁉️ Regulação das big techs no Brasil: o que está em jogo?
O movimento recente do governo brasileiro, que trouxe dois ex-funcionários da Meta — cujas atividades são proibidas na Rússia por serem consideradas extremistas — para a Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda, tem gerado discussões sobre a regulação das grandes empresas de tecnologia no Brasil.
Embora esses profissionais tenham trabalhado anteriormente em defesa da Meta, posicionando-se contra a regulação das big techs (grandes empresas de tecnologia), sua contratação agora visa justamente atuar sobre a regularização dessas empresas no país.
Para Claudio Marcellini, professor e especialista em inclusão digital, essa mudança de função não deve ser encarada com uma visão simplista, mas sim como uma tentativa legítima de enfrentar um desafio complexo.
"A grande verdade é que em qualquer acordo ou contrato só as duas partes sabem realmente quais são os interesses envolvidos", afirma Marcellini.
Ao analisar o papel desses ex-funcionários, ele sugere que, em vez de um cavalo de Troia, pode-se estar buscando interlocutores que realmente compreendem as dinâmicas corporativas dessas gigantes tecnológicas. Esse entendimento seria, segundo ele, fundamental para o processo de regulação que está em andamento.
Com um olhar atento para a história recente e as movimentações no cenário político, Marcellini destaca que o governo brasileiro tem, ao longo dos últimos dois anos, discutido possíveis taxações e formas de colaboração com as big techs.
"Ao menos na teoria, isso representa um avanço em relação à inércia que marcou o início dessa trajetória", diz ele, reconhecendo a necessidade de ação, ainda que muitas vezes sem a clareza que o tema exige.
❗️O ministro Cristiano Zanin marcou para 25 de março o julgamento da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados no inquérito que apura a tentativa de golpe de Estado em 2022.
Mais cedo, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes havia liberado a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) para analisar a Primeira Turma do STF.
Agora, os ministros avaliarão se aceitam ou não as acusações. Caso aceitem, Bolsonaro e aliados passarão de indicados e serão considerados réus.