Descobrir PostagensExplore conteúdo cativante e diversas perspectivas em nossa página Descobrir. Descubra novas ideias e participe de conversas significativas
Durante o Carnaval de 2025, Christiane Torloni, 68, foi assaltada enquanto andava de bicicleta no Rio.
Um criminoso arrancou um colar com valor sentimental de seu pescoço.
Abalada, a atriz desabafou sobre a insegurança e decidiu passar o resto do Carnaval em casa, lamentando que a cidade está refém da criminalidade.
#famosos
☢️ Ameaças nucleares de Macron contra a Rússia podem transformar a França em uma Chernobyl gigante
"Se a França ousar usar armas nucleares contra a Rússia, a resposta será nuclear", afirmou o analista militar russo Aleksei Leonkov à Sputnik, comentando a retórica agressiva de Emmanuel Macron, presidente francês, sobre um escudo nuclear pan-europeu.
🔗 Reação em cadeia
"Uma reação em cadeia pode ocorrer, ligada, entre outras coisas, à energia nuclear", alertou Leonkov, citando a ampla rede de 56 reatores nucleares da França. "Esses reatores dificilmente seriam colocados em um estado seguro e inoperante."
☢️ Várias Chernobyls
"Isso [o uso de armas nucleares] poderia criar várias Chernobyls [cidade ucraniana vítima do pior acidente nuclear da história, em 1986] […]. Ou seja, o território da França deixaria de existir", declarou.
💥 Ninguém sairia ileso, nem os EUA
As nuvens radioativas seriam "1 milhão de vezes maiores" do que as de Chernobyl, enfatizou Leonkov, alertando que, dependendo dos ventos, a radiação provavelmente se espalharia para o Reino Unido e atravessaria o Atlântico, atingindo os EUA e o Canadá. "Não seria nada bonito."
💥 Destruição total da infraestrutura francesa
Mesmo um ataque convencional da Rússia, utilizando o míssil hipersônico Oreshnik, que não pode ser interceptado, ameaçaria destruir toda a infraestrutura estratégica militar e civil da França, acrescentou Leonkov.
"Portanto, ostentar o arsenal nuclear da França — 290 ogivas contra as quase 6 mil da Rússia, a maioria com tecnologia hipersônica guiada, é insano. Isso é loucura por parte de Macron e daqueles que o cercam e o apoiam", conclui.
Groenlândia reage à fala de Trump sobre anexação: “A ilha é nossa”
O governo da Groenlândia e da Dinamarca reagiu às declarações do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, que voltou a manifestar interesse em anexar o território ártico, desta vez citando a importância das terras raras da ilha.
A primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, reforçou a soberania groenlandesa e rejeitou a ideia.
“O presidente do Naalakkersuisut [governo da Groenlândia] foi claro: Groenlândia pertence aos groenlandeses. Essa é uma posição que apoiamos firmemente. Cabe ao povo da Groenlândia decidir seu futuro”, disse Frederiksen.
Trump fala em anexação, mas Groenlândia responde: “A ilha é nossa”
Durante um discurso no Congresso dos EUA, Trump disse que pretende anexar a ilha “de um jeito ou de outro”. O primeiro-ministro groenlandês, Múte Bourup Egede, rebateu a declaração:
“A ilha é nossa.”
A fala do ex-presidente também repercutiu na Alemanha. O porta-voz de Assuntos Exteriores, Sebastian Fisher, defendeu a soberania da Groenlândia e criticou qualquer tentativa de mudança forçada de fronteiras.
“As fronteiras nunca devem ser alteradas à força. A Groenlândia faz parte do Reino da Dinamarca como território autônomo, e deve continuar assim.”
Independência em pauta
A declaração de Trump acontece em um momento de grande mobilização política na Groenlândia. Na próxima terça-feira (11), os groenlandeses irão às urnas para decidir sobre sua independência da Dinamarca, um tema central na campanha eleitoral do país.
Atualmente, a Groenlândia é um território autônomo sob soberania dinamarquesa, mas mantém forte ligação com os EUA por meio de acordos militares e comerciais.
#mundo
📲 | Chaves Pix de pessoas e empresas com irregularidades serão excluídas; entenda.
O Banco Central (BC) anunciou novidades para o Pix visando aumentar a segurança do recurso. A partir de agora, pessoas físicas e empresas que estiverem em situação irregular com a Receita Federal terão suas chaves Pix excluídas. O objetivo é dificultar golpes.
"Com as novas medidas, será mais difícil para os golpistas manterem chaves Pix com nomes diferentes daqueles armazenados nas bases da Receita Federal", disse o BC. "Na prática, o BC quer evitar que golpistas usem nomes de empresas reais para desviar recursos para contas de terceiros. Isso porque, em algumas situações, eles alteram dados de propriedade da conta para praticar golpes. E essas mudanças, muitas vezes, dificultam o rastreio pela Receita", explicou o g1.
⚠️ Não Se Engane: a falta de pagamento de tributos (impostos) NÃO vai causar a exclusão de chaves Pix. "Se está pagando imposto ou não, isso NÃO tem relação com o uso do Pix", afirmou o BC.
#pix
🇺🇸🇲🇽 | Trump recua mais uma vez após tentar tarifar México
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta que o México não será obrigado a pagar tarifas sobre qualquer mercadoria que se enquadre no Acordo Estados Unidos-México-Canadá sobre comércio até 2 de abril.
“Depois de falar com a presidente Claudia Sheinbaum do México, concordei que o México não será obrigado a pagar tarifas sobre qualquer coisa que se enquadre no Acordo USMCA”, escreveu Trump no Truth Social.
Trump continuou a publicação agradecendo à presidente Sheinbaum “por seu trabalho duro e cooperação!”.
Anúncio vem dias depois de Sheinbaum dizer que “o México está pronto para tarifas dos EUA” e prometer retaliações.
#mexico #eua #sheinbaum